Daniela Calças

  • Finalista de Dietética e Nutrição / ESTSL
  • Arcos de Valdevez'2015

Três dias de aprendizagem e enriquecimento pessoal e profissional, com grandes momentos de partilha de conhecimentos e convívio. Foram sem dúvida dias marcantes que permitiram colocar em prática os conhecimentos anteriormente adquiridos e intervir de forma útil na comunidade de Arcos de Valdevez.

Participar em projetos como este é bastante gratificante e trata-se de uma experiência que me permitiu tornar melhor profissional de saúde.

Muito obrigada pela oportunidade e muitos parabéns pela iniciativa, pois de facto “Solidariedade só é difícil dizer”! Contém comigo para futuras ações.

Joana Rodrigues

  • Finalista de Dietética e Nutrição / ESTSL
  • Arcos de Valdevez'2015

É com muito gosto que termino uma semana recheada de trabalho mas também repleta de momentos de lazer proporcionada por uma equipa fantástica como esta.

Foi um privilégio participar neste projeto de responsabilidade social, onde trabalhamos juntos “pelo melhor de cada um”.

Muito obrigada pela confiança depositada.

Joana Malheiro

  • Finalista de Dietética e Nutrição / ESTSL
  • Arcos de Valdevez'2015

Foi um privilégio trabalhar com uma equipa como esta, que se voluntaria com o objetivo de ajudar os outros, recebendo apenas em troca a gratidão dos outros.

Agradeço desde já a oportunidade de poder fazer parte de um projeto que nos enriquece quer a nível profissional, quer pessoal. Espero que esta ação em Arcos de Valdevez tenha sido a primeira de muitas, “pelo melhor de cada um”.

Muito Obrigada.

 

Beatriz Costa

  • Técnica de Cardiopneumologia / ESTeSL
  • Lisboa'2015

Foi um rastreio com a orientação necessária para conseguimos trabalhar em equipa, com grande motivação e dedicação para um bem comum.

Adorei a experiência. Penso que foi algo positivo para todos, quer a nível profissional, quer a nível pessoal.

Ana Carvalho

  • Técnica de Cardiopneumologia / ESTeSL
  • Lisboa'2015

O resultado da 79ª acção do Projecto SMS na Fundação LIGA tornou-se marcante e único, prevalecendo de um grande sentimento de equipa.

Para mim foi um privilégio ter feito parte deste projecto e de ter tido a oportunidade de puder contribuir com os meus conhecimentos para ajudar quem mais precisa. Foram 3 dias bastante gratificantes e concretizadores e que me permitiram tornar melhor pessoa e melhor profissional de saúde.

José Domingues

  • Voluntário Staff / Tecnifar
  • Lisboa'2015

Tive o prazer de iniciar a minha participação no projecto SMS na acção em parceria com a fundação LIGA.

O ambiente envolvente ao projecto foi sempre espectacular caracterizado por entreajuda e empenho de todos os voluntários e dos funcionários da fundação LIGA.

Foi óptimo poder proporcionar os exames de diagnóstico à população, que de outra forma poderia não ter possibilidade de o fazer. Ao conseguir que sejam efectuados exames de diagnóstico podemos prevenir futuros problemas de saúde prolongando a qualidade de vida das pessoas.

O sorriso e a gratidão das pessoas encheu o coração de qualquer um dos voluntários dando sempre uma motivação / força extra para ultrapassar o cansaço acumulado.

Na realidade Solidariedade só é difícil dizer, um pequeno esforço nosso pode, e faz, efectivamente a diferença na luta pelo melhor de cada um.

Leonor Borba

  • Técnica de Cardiopneumologia / ESTeSL
  • Arcos de Valdevez'2014

Adorei tudo, o ambiente, os locais visitados e a oportunidade de estar em contacto directo com os doentes, ter a responsabilidade de lhes explicar o que eles não sabiam e de aprender. Sim, porque garanto que aprendi imenso nessa semana esinto-me privilegiada por ter feito parte de tudo isto.

Patrícia Leão

  • Técnica de Cardiopneumologia / ESTeSL
  • Arcos de Valdevez'2014

Penso que falo por todos quando digo que foi uma semana que correu bastante bem, trabalhámos super bem em equipa e aprendemos imenso uns com os outros! Com esta ação e o contacto próximo com os doentes, consegue perceber-se bastante bem a necessidade que esta população tem de ser acompanhada com mais frequência e com cuidados de saúde mais especializados.

Portanto foi importante sentir que os ajudámos e, de certo modo os alegrámos por uns minutos, pois além da necessidade de cuidados de saúde, são pessoas que também precisam de alguma atenção, que alguém os oiça, lhes tire algumas dúvidas.

Foi SUPER GRATIFICANTE toda esta experiência! :)

Vanessa Sota

  • Técnica de Cardiopneumologia/ ESTeSL
  • Guimarães'13

Colaborar no Projecto SMS é uma experiência única. É dar o melhor de nós, pelo melhor de cada um, tal  como diz o slogan desta iniciativa.

Ao longo da minha participação viveu-se amizade, interajuda e companheirismo que jamais irei esquecer. É tão bom sentir que oferecendo um pouquinho de nós podemos contribuir em muito para o bem-estar de uma população.

Espero que esta iniciativa perdure durante muitos mais anos. Estarei sempre pronta a participar!

André Santos

  • Enfermeiro
  • Porto'13


É sempre algo ingrato pôr por escrito e em poucas palavras o que foram grandes experiências. O que posso dizer sobre a atividade no Porto/Covelo de 2013? 

Bem, embora tenha sido uma atividade curta, foi uma boa experiência, e que proporcionou boas oportunidades para desenvolver competências, tanto a nível profissional, visto ter sido uma ação de promoção da saúde na comunidade, como a nível relacional, onde existiu uma boa recetividade e relação com os utentes, e uma ótima relação entre o grupo de trabalho, e, a nível cultural pois permitiu-me conhecer um pouquinho do Porto.

A organização é 5 estrelas e o ambiente sempre muito estimulante, e desta forma, também a nível pessoal e recreativo considero que foi um período muito agradável e enriquecedor.

É uma iniciativa MUITO positiva, e na qual eu teria todo o gosto em voltar a participar, pelo que recomendo a todos os que puderem participar, até porque posso confirmar “Solidariedade, só é difícil dizer!”.

Ana Luísa Branco

  • Enfermeira
  • Porto'13

O Projecto SMS é uma dádiva não só para a comunidade como para cada um de nós voluntários. Um dádiva de partilha, uma dádiva de aprendizagens, tanto a nível pessoal e profissional.

Foi para mim incrível fazer parte desta equipa, não tendo como exprimir o apoio e dedicação ímpar.

Porque solidariedade só é mesmo difícil dizer, aconselho vivamente quer alunos quer profissionais a passar por uma experiência destas, e trazer para casa o coração cheio.

 Obrigado à equipa por tudo, diverti-me muito!

Contem comigo para as próximas acções, e um até já breve por favor!

Cheila Santos

  • Enfermeira
  • Porto'13

O Projeto SMS, além de me ter proporcionado momentos muitos divertidos com a excelente equipa de voluntários que participam no mesmo, fez com que pudesse "dar o melhor de mim" aos diferentes participantes desta iniciativa, para o melhor de cada um deles.

Solidariedade é MESMO só difícil de dizer :)

Fabiene Pereira

  • Enfermeira
  • Porto'13

Participar neste projeto foi, sem dúvida, uma excelente experiência que me permitiu crescer e enriquecer a todos os níveis, trabalhando sempre pelo melhor de cada um.

Espero sinceramente que continuem a realizar estes projetos e sempre que precisarem contem comigo. Estarei sempre disponível pois “Solidariedade só é difícil dizer”.

Obrigada a toda a equipa staff pela excelente organização e por todo o apoio fornecido.

Até breve!

 

Inês Sousa

  • Enfermeira
  • Porto'13

Foi sem dúvida uma experiencia fantástica e única, contribuindo assim para o meu crescimento profissional e também pessoal.

A recetividade da população foi muito boa, adorei trabalhar convosco e integrar a vossa equipa neste projeto.

Continuem estas ações e contém comigo.

Joana Paz

  • Técnica de Cardiopneumologia / ESTeSL
  • Vialonga'13

Foi com grande prazer que participei nesta ação do Projecto SMS em Vialonga. Foram três dias de trabalho intenso, que definitivamente valeram a pena, acima de tudo pelo contributo que pudemos dar a cada um dos utentes. A oportunidade de intervir ao nível da promoçao da saúde é um dos grandes privilégios e desafios de todos os

profissionais desta área.  

Creio que a receita para o sucesso desta ação esteve na sua excelente organização e na união de toda a equipa. A importância que é dada aos laços entre os elementos que trabalham juntos ao longo destes dias é decisiva para gerar espírito de equipa e de entreajuda e para cada um dar o melhor de si, o que torna esta experiência enriquecedora não só a nível profissional como pessoal.

Um agradecimento à equipa do SMS pela empatia, pela disponibilidade, pela excelência, pela solidariedade. Estão de parabéns pelo trabalho que têm desenvolvido!    

Desejo regressar para ações futuras, sempre "Pelo melhor de cada um".

Ana Xarepe Silva

  • Técnica de Cardiopneumologia / ESTeSL
  • Ronfe'2012

“SMS- Pelo melhor de cada um”…quando vi este slogan nunca pensei que fosse tão apropriado ao que vivemos durante aqueles 5 dias. O melhor dos outros, tanto daqueles que partilharam esta experiência comigo, como dos que dispenderam do seu tempo para irem ao rastreio, encheram a minha cara e o meu coração de sorrisos, evidenciando aquilo que considero ser o melhor de mim.

Obrigada Tecnifar, espero repetir esta expiriência porque, lá está, SOLIDARIEDADE só é difícil de dizer!

Catarina Roque

  • Finalista de Enfermagem / ESSLei - IPL
  • Caldas das Taipas'12

No mês de Maio de 2012 foi-me dado o privilégio de participar em mais uma das missões do projecto SMS. Chegada ao local de encontro para a partida de Leiria e esperando alguém formal na nossa recepção, deparei-me com uma pessoa um pouco distinta do previsto, muito acolhedora e disponível, que nos recebeu como se nos conhecesse há vários anos. Após um longo caminho até Caldas das Taipas, chegámos então ao Edifício dos Bombeiros Voluntários onde preparámos o material para a nossa missão: Colaborar numa feira da saúde, com avaliações de colesterol e de densidade da massa óssea. O entusiasmo começava a aumentar, como iriam decorrer os próximos dias?!

Ao longo do dia tivemos oportunidade de desfrutar de magníficos momentos de trocas de experiências, harmonia e alegria, conhecendo melhor algumas das pessoas com quem iríamos trabalhar, criando desde logo uma grande empatia tanto com os elementos da Tecnifar quanto com a restante equipa. No final do dia chegámos então ao Hotel das Taipas, onde fomos muito bem recebidos com todo o conforto e simpatia.

Mas como nem tudo nesta missão foi apenas convívio e lazer, tivemos dois dias de trabalho árduo pela frente, com horário intensivo e pouco tempo para repouso pois a população esperava pelo nosso contributo e competência nesta ação, em que a adesão foi imensa. Apesar de todo o trabalho e do cansaço a apoderar-se de nós tudo valeu a pena, a população foi muito receptiva ao nosso trabalho e permitiu-nos ter outra perspetiva das nossas capacidades, pois éramos só nós e os utentes, na ausência de um supervisor do nosso trabalho, ao qual tanto estamos habituados enquanto estudantes, permitindo uma intervenção autónoma, com mais segurança e responsabilidade.

Foi um momento, sem dúvida, de aprendizagem, que me permitiu outra perceção da importância destas ações na comunidade, através da prevenção e educação para a saúde e da relação que se estabelece com a comunidade. Para além da importância desta experiência na minha vida profissional, proporcionou-me muitas outras oportunidades: conhecer outras pessoas, fazer novas amizades e aproveitar cada momento de entretenimento.

Para finalizar, agradeço desde já ao Professor José Carlos Gomes por nos permitir criar laços com esta equipa, à equipa da Tecnifar por me ter permitido esta oportunidade, e os meus Parabéns pelas iniciativas tão importantes para a comunidade. Um muito obrigado também a toda a equipa fundadora deste evento e aos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas pela sua colaboração, simpatia e disponibilidade para nos receber, aos funcionários do Hotel das Caldas das Taipas e a toda a população que aderiu ao evento, pois sem a colaboração de todos, hoje não estaria a relatar um pouco desta “aventura”, sem dúvida muito curta mas muito gratificante, deixando eterna saudade e uma grande vontade de voltar a participar … pelo melhor de cada um!

Cláudia Marques

  • Finalista de Enfermagem / ESSLei - IPL
  • Caldas das Taipas'12

Quando ouvimos falar em SMS, apesar de termos uma ideia geral do que é, não temos a mínima noção da dimensão deste projecto nem muito menos do que é participar nele. E eu não fui excepção, na altura da partida rumo a esta aventura as expectativas eram muitas e foram sem dúvida superadas.

Ao longo de dois dias de trabalho intenso além de termos oportunidade de fazer centenas de rastreios, tivemos nas nossas mãos a oportunidade de intervir na comunidade de Caldas das Taipas quer a nível da promoção da saúde quer da prevenção da doença.

Duas palavras para descrever esta experiência: única e inesquecível. Foi sem dúvida muito marcante não só como profissional de saúde, mas também como pessoa, pois desde o primeiro contacto com a equipa da Tecnifar e restantes voluntários que a empatia surgiu havendo muito companheirismo e camaradagem naqueles dias.

Se me perguntarem: foi pouco tempo? Sim sem dúvida que foi, mas os momentos que passámos foram intensos, por vezes cansativos mas muito marcantes e isso fez com que, ainda na viagem de regresso, as saudades surgissem.

Muitos Parabéns a toda equipa que foi incansável para tornar esta acção um sucesso. Um obrigada especial a toda a equipa da Tecnifar, a toda a população de Caldas das Taipas pela fantástica participação na Feira da Saúde e por fim, à corporação de Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas pela forma calorosa e acolhedora com que nos receberam.

Assim me despeço com o desejo de um dia voltar “pelo melhor de cada um” com um breve até já…

 

Daniela Felizardo

  • Finalista de Enfermagem / ESSLei - IPL
  • Caldas das Taipas'12

Ter tido a oportunidade de participar neste fantástico projeto foi muito gratificante.

Estes dias como SMSer, integrada numa equipa maravilhosa, superaram todas as minhas expetativas. Foi com muita alegria e boa disposição que ajudei esta equipa a desenvolver mais uma ação de voluntariado que correu extremamente bem e com resultados extraordinários.

Fico muito feliz por ter contribuído com os meus conhecimentos para a melhoria da saúde da população de Caldas das Taipas, que foi tão simpática e acolhedora para com todos os SMSer’s.

A todos um muito obrigada por tudo o que vivenciei neste maravilhoso projeto, que será sem dúvida a repetir e por isso mesmo... Até já!