Cátia Ferreira

  • Finalista de Enfermagem / ESSLei - IPL
  • Peniche'11

O SMS é uma experiência fantástica, que eu recomendarei sempre! Participei com muito entusiasmo e diverti-me imenso.

Foi uma acção onde cada elemento da equipa deu um bocadinho de si para um objectivo e tentou fazer o seu melhor...e conseguimos.

Fui recebida pelo staff da melhor maneira possível. Tive oportunidade de criar novas amizades e vou guardar com carinho todos os bons momentos (que foram muitos) na minha memória.

A organização foi fantástica, a escola acolheu-nos muito bem e as condições não poderiam ser melhores.

Tive oportunidade de conhecer novas realidades, de me relacionar com jovens de diferentes idades, de praticar a minha "presente" - futura profissão que é sempre uma mais valia, mas sobretudo de apreender conhecimentos em novas áreas como a nutrição e a cardiopneumonologia.

Tive ainda a possibilidade de conhecer uma equipa maravilhosa da ANAFS que nos ensinaram os 5 gestos de socorro de forma divertida e interessante.

Espero poder participar mais vezes porque é uma experiência única. Adorei

SMS´er para sempre - Pelo melhor de cada um!

Tiago Cunha

  • Finalista de Enfermagem / ESSLei - IPL
  • Peniche'11

O projecto SMS de Peniche foi uma experiência única e que aconselho a todos os alunos e profissionais da área de saúde.

Foram, sem dúvida, dias que me marcaram tanto a nível pessoal como profissional.

Realço como principais aspectos positivos a criação de amizades, convívio, diversão, trabalho em equipa, contacto com a população que mais necessita, conhecer novas pessoas, alargar horizontes profissionais, etc...

Levo comigo, não só uma mais valia profissional, como também amizades que não vão ser esquecidas.

A todos os que tiverem curiosidade em experimentar, que gostem de trabalhar, que gostem de solidariedade, que gostem de conhecer pessoas, deixo o meu conselho, pensem em participar no Projecto SMS e fazerem algo realmente importante como dar o seu melhor "pelo melhor de cada um".

A todos os que organizaram e participaram no Projecto SMS de Peniche, o meu ATÉ JÁ!!!

Sara Vicente

  • Enfermeira / ESSLei – IPL
  • Vila de Rei'10

Serão sempre poucas e singelas as palavras que utilizarei para transmitir e retratar os dias fantásticos que passei como voluntária em Vila de Rei. Na partida eram muitas as expectativas que carregava e em nada foram defraudadas, antes pelo contrário, a felicidade e a riqueza da partilha e da aprendizagem de conhecimentos que eu sentia transbordava à chegada.


Nestes dias vividos como SMS’er senti a verdadeira essência de ser enfermeira ao nível da promoção da saúde, chegando junto daqueles que de mim precisam, caminhando ao encontro das suas necessidades, intervindo com o meu conhecimento e escutando as palavras que estas pessoas me ofereciam. Senti-me útil e importante na vida delas, que apesar dos breves minutos de contacto demonstraram gratidão pelo nosso trabalho. Ao fim de cada dia de trabalho o cansaço era delicioso, pois era extremamente gratificante saber e sentir o quanto tínhamos sido úteis.

 

Quando sentimos que estamos em família e que demos o nosso melhor pelo melhor de cada um, só podemos ficar eternamente gratos pela possibilidade de ter vivido esta experiência que pretendo que não seja única.


Um até breve e um muito obrigada a todos os que comigo partilharam estes dias e que os tornaram tão especiais.

Filipa Sousa

  • Enfermeira
  • Peniche'11

O SMS de Peniche foi uma experiência que me proporcionou enriquecimento pessoal e profissional. 

É o espírito de entre-ajuda subjacente à equipa multidisciplinar de saúde, à qual tive o privilégio de pertencer, que faz deste projecto uma das iniciativas mais bem sucedidas a nível nacional, com um enorme potencial na sensibilização da população, em matéria de saúde.

 
Um grande obrigado à organização pelos momentos que nos propiciou, dando a conhecer a cidade de Peniche! 

Com o desejo de um dia voltar, despeço-me com um "até já"! 

Joana Coelho

  • Enfermeira
  • Peniche'11

Ser voluntária no Projecto SMS é uma experiência incrível.

Aliado à solidariedade, palavra que caracteriza a essência deste projecto, encontra-se um espírito de equipa tal, que durante os dias das acções somos uma verdadeira família. E, se por um lado, encontramos árduas horas de trabalho a fim de cumprirmos a nossa missão (trabalho esse que se revela um enorme prazer), por outro o convívio e o espírito de partilha que se fazem sentir tornam, ainda mais, gratificante todo esse esforço.

Obrigada SMS, sempre pelo melhor de cada um!

Daniela Vale

  • Enfermeira
  • Mem Martins'11

Pela segunda vez tive o privilégio de participar no SMS e espero que não seja a última!

É de salientar o espírito de equipa, entreajuda, organização e a alegria que pautam este projecto e que fazem das acções momentos inesquecíveis, onde me senti útil e capaz de intervir activamente numa mudança de comportamentos.

Obrigada a toda a família SMS!

Filipe Oliveira

  • Finalista de Enfermagem / ESSLei - IPL
  • Mem Martins'11

Projecto SMS em Mem Martins?

O projecto SMS em Mem Martins, foi uma óptima experiência que vivenciei e aconselho a todos os que tenham a oportunidade de o fazer…

Foi uma experiência muito enriquecedora a vários níveis, pessoal, profissional, recreativo…

Neste tipo de projecto, houve a oportunidade de ajudar comunidades que necessitam urgentemente de intervenção e, onde o papel de enfermagem é fundamental. Além disso, a possibilidade de termos outras classes profissionais envolvidas facilita uma troca de conhecimentos e experiências, onde todos ficam a ganhar.

Por outro lado, o staff do SMS é fantástico, o que faz com que haja sempre um ambiente acolhedor. Foi uma semana muito intensiva mas acima de tudo muito gratificante, e onde conheci pessoas fantásticas com quem adorei trabalhar.

Assim, deixo o meu testemunho para que outros possam viver a experiência como eu a vivi e usufruir dela da melhor forma.

Muito obrigado a todos que contribuíram para esta grande semana. Pelo melhor de cada um.

Ana Póvoa

  • Finalista de Enfermagem / ESSLei - IPL
  • Mem Martins'11

Foi uma experiência única, não só a nível profissional mas também a nível pessoal.

É bom saber que fomos úteis à população escolar, de uma forma profissional e ao mesmo tempo, tão divertida.
Foi, sem dúvida, um orgulho poder participar neste projecto, e fazer parte de uma equipa com pessoas excepcionais.

É um orgulho pertencer à "Família SMS"! 

 

Custódio Spencer

  •  Voluntário Staff / Tecnifar
  • Terrugem'11

Desde já queria agradecer a Vossa amabilidade em me terem proporcionado ser Vosso SMS`er, isto porque foi muito importante para mim a nível pessoal.

Foi uma experiencia excepcional, quer na ajuda às pessoas envolvidas no projecto, quer na camaradagem sempre existente entre os SMS`ers e sim, no nosso apoio prestado a toda a comunidade que se apresentou para o referido rastreio.

Irei fazer todos os possíveis para estar presente noutro SMS, caso seja possível, ficando a aguardar ansiosamente por este até já!

“Dar o melhor PELO MELHOR DE CADA UM”, é o lema PERFEITO para este fantástico projecto. Bem hajam.

Jorge Lopes

  • Voluntário Staff / Tecnifar
  • S. Domingos Rana'09 Queluz'11

Foi mais uma vez com entusiasmo que participei em mais um acção do Projecto SMS. Poder dar o meu pequeno contributo para proporcionar ajuda a quem mais precisa é realmente diferente.

Nesta acção tive o prazer de contactar com jovens dos 6 aos 16 anos o que me deu imenso prazer, pois lidar com estas faixas etárias é realmente um desafio altamente motivador. Saber que estava ali para os ajudar deu-me força para encarar os 3 dias que estive em Queluz com o máximo de empenho e dedicação. Nestes dias em que estive presente houve oportunidade para contactar com diferentes tipos de pessoas e realidades.

Aquilo que mais me impressionou foi o envolvimento destas crianças e jovens na nossa actividade de rastreio. Senti da parte delas uma enorme disponibilidade para participarem e um grande envolvimento com toda a equipa.

Para mim considero esta acção um sucesso pelos resultados obtidos e pela participação de todas as partes envolvidas no Projecto SMS.

Pelo melhor de cada um foi também o meu pensamento quando decidi participar.

Marco Vitória

  • Enfermeiro
  • Ferreira do Zêzere'11

Mais uma vez foi com muito agrado que participei neste grande projecto, desta vez em Ferreira do Zêzere, uma terra magnífica com paisagens deslumbrantes e pessoas muito acolhedoras.

Além de todo o trabalho desenvolvido, devo salientar o convívio e a camaradagem de uma equipa multidisciplinar que em pouco tempo se une e mostra o seu valor, dando o “tudo por tudo” a quem de nós necessita.

Gostaria também de felicitar todos os membros do Staff pela excelente organização, estando sempre prontos a satisfazer as nossas necessidades no campo da acção.

Um grande obrigado pela oportunidade, e desde já manifesto o meu desejo de um dia voltar.

Helena Ferreira

  • Finalista de Ortóptica / ESTeSL
  • Ferreira do Zêzere’11

A iniciativa em que participei, neste caso, Ferreira do Zêzere 2011, foi em duas palavras: inesquecível e fenomenal.

Devo antes de mais prestar o meu tributo e enorme agradecimento aos membros do Staff pela excelente organização, tudo foi pensado ao mais ínfimo pormenor! Nada nos faltou, salientando-se o apoio, colaboração, camaradagem, amizade, a imediata integração proporcionada e acima de tudo o espírito de equipa. Qualquer que fosse o nosso pedido, a resposta era imediata!

As pessoas que conhecemos, a troca de experiências, os laços de amizade criados e as vivências que em comum são partilhadas são factores que muito contribuem para o sucesso do SMS. Os momentos de mais lazer e convivência no final de cada dia eram incríveis, assim como os belos locais visitados. Adorei Ferreira do Zêzere!

Outra das componentes extremamente importantes em que enriquecemos com o SMS é pela "bagagem" adquirida, ao nível de competências profissionais, pela prática, novos métodos de trabalho e capacidade que ganhamos de darmos um pouco de nós ao outro.

Esta acção marcou-me de tal modo que fiz a promessa de voltar numa próxima oportunidade!

Muito obrigada por tudo e bem-haja a todos!

Raquel Armindo

  • Finalista de Enfermagem / ESSLei-IPL
  • Ferreira do Zêzere’11

O SMS foi uma experiencia muito importante no meu percurso de formação como profissional de Enfermagem e também como pessoa.

O ambiente acolhedor que encontrei, as amizades que fiz, tudo o que fui aprendendo ao longo dos dias...são marcos memoráveis e importantes para a etapa de vida em que me encontro.

Obrigada a todos e venham mais SMS's!

Patrícia Santos

  • Ortoptista / ESTeSL
  • Ferreira do Zêzere’11

Foi muito positiva a experiência que tive em participar na acção de Ferreira do Zêzere e, poder contribuir pelo melhor de cada uma daquelas crianças que, no fim do bocadinho que passávamos com elas, retribuíam-nos com o seu melhor, mais sincero e genuíno sorriso - é quase impossível traduzir o significado que este gesto teve em mim, pois foi o principal impulsionador para continuar a dar mais um pouco de mim quando o cansaço era maior!

Também não posso deixar de congratular a capacidade que o SMS tem de elevar os padrões de valores morais de cada um de nós que, acabaram por se traduzir, nesta acção, pelo espírito de equipa e união demonstrado entre os voluntários e o staff – que também se estenderam aos momentos de diversão e convívio ímpar após a sensação de missão cumprida ao fim do dia - somente apenas entenderão aqueles que tiveram tal experiência!

Por último e não menos importante, um bem-haja a todo o staff pelo cósmico apoio, incentivo e dedicação a todos e, particularmente, a cada um de nós - os meus parabéns pelo magnifico projecto e exemplar organização e, igualmente por nos terem ensinado em termos práticos o significado prático da palavra "solidariedade"

O meu mais sincero Obrigada por deixarem-me fazer parte de vós - desejo que não seja a última vez!

Ricardo Duarte

  • Finalista de Enfermagem / ESSLei-IPL
  • Ferreira do Zêzere’11

Bem, o que posso dizer acerca desta semana de projecto SMS em Ferreira do Zêzere?

Posso dizer que foi uma semana espectacular a todos os níveis! A nível profissional foi uma óptima oportunidade para desenvolver competências na promoção da saúde em comunidades. O ambiente foi sempre muito dinâmico e ao mesmo tempo descontraído, tendo sido bastante gratificante todo o reconhecimento e gratidão por parte das pessoas que ajudámos. Para além disso, foi uma experiência inesquecível a nível pessoal, pois conheci pessoas fantásticas e fiz vários amigos, visitei locais fabulosos e acima de tudo diverti-me.

Por fim gostava de deixar uma palavra de apreço para toda a organização do projecto e em especial para os elementos do staff que andaram sempre connosco e que tudo fizeram para que não nos faltasse nada.

A todos o meu muito obrigado. Pelo melhor de cada um!!

Nuno Carrasqueira

  • Enfermeiro / EESLei – IPL
  • Viana do Castelo'11

Regressei hoje da 37ª acção do Projecto SMS (Solidariedade Médica e Social) promovido pela Tecnifar. Esta acção teve lugar na Escola EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa em Viana do Castelo.

A título pessoal, experiência fantástica, pela aprendizagem, pelas relações, pela equipa fenomenal, unida, animada e motivada.

Obrigado à Tecnifar e à minha escola por nos permitirem estas experiências e obrigado a todos os que a partilharam comigo pelos momentos inesquecíveis.

Parabéns a todos os promotores da iniciativa, desde a Tecnifar (excelente exemplo da responsabilidade social que as empresas podem e devem ter), às escolas parceiras e à escola que nos recebeu (por ser uma escola activa, que se abre à sociedade e procura o melhor para os seus alunos), ao staff pela excelente organização e atenção a todos os pormenores.

Quanto a Viana do Castelo, cidade linda. Vale a pena visitar.

Resta esperar por uma próxima oportunidade de voltar a participar no projecto. Pelo Melhor de Cada Um.

Sérgio Carvalho

  • Voluntário Staff / Tecnifar
  • Vila Verde'10

A acção de Solidariedade Médica Social realizada em Vila Verde, veio reforçar mais uma vez o meu conceito sobre a partilha, dar não deve ter um retorno somente material. Nestes dias demos atenção a quem mais precisa e recebemos um “Baú” recheado de gratidão por parte das pessoas. O sorriso, o obrigada e os vários elogios das pessoas presentes dão, segundo a minha opinião, um grande significado ao Projecto SMS.

A nossa existência como seres humanos, em que devemos viver em comunidade é por vezes esquecida com a pressão do quotidiano, e é nestes momentos em que nos “damos” mais do que é habitual, que ficamos cientes de que não estamos sozinhos neste mundo e que temos a responsabilidade de estar sempre prontos para ajudar quem mais precisa.


Adorei esta experiência como voluntário do Projecto SMS, em que trabalhei com uma equipa fantástica. O verdadeiro sucesso destas acções prende-se com a forte motivação, espírito de equipa e com um objectivo comum: Dar o melhor pelo melhor de cada um!

Ana Luísa Rodrigues

  • Enfermeira / ESSLei – IPL
  • Damaia'10

O Projecto SMS na Damaia foi uma experiência diferente, muito positiva, em que pudemos ajudar cada uma das crianças com quem lidamos. Ao fim desses dias, cansativos mas muito estimulantes, senti que tinha atingido o objectivo: dar o meu melhor, para atingir o melhor de cada uma daquelas crianças. Sem dúvida, um projecto inesquecível.

Carlos Martins

  • Ortoptista / ESTeSL
  • Damaia'10

É difícil descrever em poucas linhas o que esta acção representou para mim. Tive oportunidade de contactar com uma realidade diferente, de experiências de trabalho diferentes.


Na memória ficam esses tempos de convívio, as pessoas que conheci e uma nova experiência de trabalho.


Deixo-vos com o desejo e a certeza de participar em cada vez mais e mais SMS. O meu muito obrigado por tudo

Luísa Vieira

  • Voluntária Staff / Tecnifar
  • Pedrouços'10

Gostei imenso de ter participado nesta acção, de poder contactar e conviver com pessoas de todas as faixas etárias.


A vida é feita de bons momentos como este. Espero poder voltar a contribuir com a minha energia para o bem estar de todos.


Foi muito gratificante ver o sorriso de todos os que passaram por esta acção, e acima de tudo, descobrir o quanto temos para dar pelo melhor de cada um.


Beijos e até breve